sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de Abril - Dia do índio



POEMA: A vida do índio 



O índio lutador,

Tem sempre uma história pra contar.
Coisas da sua vida,
Que ele não há de negar.
A vida é de sofrimento,
E eu preciso recuperar.
Eu luto por minha terra,

Por que ela me pertence.
Ela é minha mãe,
E faz feliz muita gente.
Ela tudo nós dar,
Se plantarmos a semente.
A minha luta é grande,

Não sei quando vai terminar.
Eu não desisto dos meus sonhos,
E sei quando vou encontrar.
A felicidade de um povo,
Que vive a sonhar.
Ser índio não é fácil,

Mas eles têm que entender.
Que somos índios guerreiros.
E lutamos pra vencer.
Temos que buscar a paz,
E ver nosso povo crescer.
Orgulho-me de ser índio,

E tenho cultura pra exibir.
Luto por meus ideais,
E nunca vou desistir.
Sou Pataxó Hãhãhãe,
E tenho muito que expandir.


Autor: Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó) 06/09/06



"Será que somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro?"




Homenagem ao Índio

(Sávio Assad)



Somos índios dessa atualidade?

Correndo por avenidas e ruas,

Desviando de emboscadas armadas,

Perigos eminentes do nosso dia-a-dia?



Somos índios dessa atualidade?

Sofrendo com as desigualdades dessa civilização,

Apanhando de figuras, que nem conhecemos,

Onde o desespero nos pega num piscar de olhos?



Somos índios dessa atualidade?

Onde nossas crianças vivem a fome,

Sem ter onde caçar ou pescar,

Sem mata e rios sem peixes?



Sim, somos índios, que sobrevivemos,

Por razões que nem mesmo sabemos,

Por imposição dessa vida, que levamos.

Somos os descendentes, vivos por acaso.






Desde a infância, na escola ou desenhos, ou programas de tv aprendemos um pouco da cultura indígena. Mas infelizmente muitas pessoas não aprenderam a valorizar esta cultura que é tão importante para o patrimônio histórico da humanidade. É preciso preservar nossos índios, eles sempre cuidadaram de nossas florestas e nos dias de hoje, além de destruírmos as florestas, muitos querem acabar com os nossos últimos índios. E isso não pode acontecer. Não podemos permitir.




Vamos recordar?

Clipe: Curumim Iê iê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...